segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Alimentos que estimulam o cérebro

 
Para os vestibulandos de plantão, o vestibular, em combinação com as guloseimas permitidas, estimula os candidatos. Além de melhorar o desempenho dos concorrentes e tornar as provas menos cansativas, a escolha do alimento adequado garante um resultado satisfatório.
Muitos jovens têm a falsa ideia de que o chocolate e o energético são estimulantes para o cérebro. Cuidado! A vontade não pode ser confundida com a necessidade. No dia da prova, opte por frutas; barras de cereais; água ou água de coco. De acordo com o empresário do ramo gastronômico e fisiculturista, Rodrigo Góes, as balas, os salgadinhos e os refrigerantes aumentam o apetite, provocando a perda de concentração.
“Geralmente, o período de provas inicia às 14 horas, após o horário de almoço. É importante que o candidato não faça a ingestão de comida gordurosa e em grande quantidade, pois a sonolência ou problemas estomacais podem vir a atrapalhar a execução do exame. Uma xícara de café, meia hora antes da prova, é uma boa pedida’’, orienta Rodrigo.
Não basta apenas estudar, a pessoa precisa aderir à dieta dos vestibulandos, ou seja, consumir alimentos que melhoram a memória e deixam a cabeça mais ativa. A atenção deve ser redobrada para quem tem o costume de permanecer horas sem comer, além de perigoso, as mulheres ficam mais ansiosas e se descontrolam em momentos errados. Segundo o fisiculturista, “os alimentos que não podem faltar no prato são os ovos, o peixe e as frutas vermelhas’’,indica.
A creatina, encontrada no atum e no bacalhau, pode melhorar o raciocínio do estudante, assim como o pêssego, kiwi, maçã e morango. Com o estresse mais acentuado, o candidato deve evitar o excesso de comida. As trocas também são válidas, quando se pode trocar um x-salada por um sanduiche light, acompanhado de um suco natural, por exemplo.
“Existem alimentos específicos para a melhoria do sistema nervoso, crises de ansiedade, estresse, cansaço e a própria depressão. Por isso é importante que seja feita a ingestão de alimentos ricos em proteína magra, pois a gordura contribui nas sensações de fadiga’’, orienta o nutricionista Guilherme Barros, responsável por avaliar as receitas do restaurante Lótus Azul, self-service especializado na cozinha natural e vegetariana.“Aveia, banana e batata são fontes de energia para o corpo, com poder de revigorar o metabolismo e proteger o sistema nervoso’’, indica, sugerindo alimentos ricos em vitaminas do complexo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário