terça-feira, 13 de novembro de 2012

Creche nasce de um ideal

 
Tudo começou bem antes, com o surgimento da cidade Estrutural. Era para ser somente um curso de reforço escolar, pois no local várias crianças tinham dificuldades nos conteúdos da escola e não tinham cursos por perto, mas aos poucos foram chegando outras crianças que as mães não tinham com quem deixar ao ir trabalhar. E todas foram ficando. Chegou o momento de conseguir outros profissionais para tomar conta das inúmeras crianças de várias idades que já frequentavam o local. E com a mudança da situação, o local passou a ser chamado institucionalmente de creche. Mas tudo nasceu pelo idealismo e espírito empreendedor de uma professora, Sonia Maria Macedo Moutinho.
A mãe de Sônia era pessoa de poucos recursos, porém tinha uma visão de futuro e sua maior preocupação sempre foi a educação dos filhos. Mirando no exemplo da mãe, Sônia Moutinho nunca desistiu da creche, nem quando a situação ficava apertada. Todas as crianças atendidas pela Creche Renascer não pagam nada. Ficam na creche das 7h às 17h, a maioria são filhos de moradores que trabalham no lixão, outras mães trabalham em outras cidades, como domésticas, serviços gerais. Algumas crianças mais velhos, com seis anos, só chegam após a escola convencional.
No momento a creche tem capacidade para atender duzentas crianças, porém só atende 50, porque não há dinheiro para pagar funcionários para tomar conta de mais crianças. São servidos diariamente cinco refeições, entre almoço, jantar e lanches.
Muitas crianças quando saem da Creche Renascer, já saem alfabetizadas aos sete anos.
A creche trabalha com muitos voluntários. Vários professores doam seu tempo ministrando no final de semana cursos de inglês, espanhol, para jovens e adultos. São cinco turmas, dessas duas para crianças e jovens de 7 a doze anos. Para a comunidade são oferecidos ainda cursos de crochê, bordado e tricô. A creche acaba de ganhar algumas máquinas de costura industrial, por isso vai ministrar aulas de corte e costura num futuro próximo. Também recebe como doação, o trabalho de um advogado que atende à comunidade em seus vários pleitos junto à Justiça. Para o próximo atendimento é só atentar para a faixa colocada no muro da entidade.
Sonia Maria Macedo, presidente e idealizadora da creche, afirma que o prédio da instituição foi construído como doação pela Construtora Base e, por isso muitas pessoas pensam que eles recebem ajuda do Governo. “ As pessoas não têm a noção que nunca teríamos condições de construirmos um prédio deste porte. Não temos convênio com o Governo. Existem pessoas que doam material de limpeza, alimentação , mas ainda é pouco. Com o meu salário tento não deixar faltar alimentação para as crianças”, ressalta Sonia que não desiste de buscar sempre melhores condições para oferecer às crianças .
Este mês a presidente da creche deu entrada com a papelada para ser entidade pleitear um convênio junto à Secretaria de Educação. Portando, espera para breve que esse processo seja aprovado para que possam receber mais crianças. “ O nosso prédio é organizado, bem estruturado, limpo, tem condições de receber mais crianças. Mas não temos como pagar mais funcionários para tomar conta de mais crianças, nem temos condições de alimentar mais bocas. Com o convênio, espero para breve ampliarmos o número de crianças na creche.Essas famílias precisam ter onde deixar suas crianças para trabalharem tranquilas e têm certeza que seus filhos são protegidos”, avalia Sônia.
Como ajudar:
A creche precisa de doação de todo tipo de alimentos, mas principalmente aqueles que servirão para compor os lanches, almoço e jantar das crianças diariamente, como leite, carnes, arroz, feijão; manteiga, pão para o café da manhã dos pequenos e temperos. Ainda podem ser doados material de limpeza,sacos de lixo, produtos de higiene e material escolar, . As doações podem ser entregues no endereço da creche: Quadra 6, Conjunto 2, lote 01, Setor Leste, Cidade Estrutural, quase em frente ao Cose e perto da Vila Olímpica, ou a pessoa pode ligar que os dirigentes da creche mandam pegar os produtos. Telefone para contato 3465-4957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário