domingo, 4 de novembro de 2012

Tem gente que não aprende I

A Secretaria de Saúde precisa treinar melhor seus servidores do alto escalão até...
Sábado fui comprar um remédio para minha mãe e deparei-me com uma senhora que estava verificando a  pressão na farmácia. Deu16 por 13. Essa senhora havia saído do trabalho que fica próximo à farmácia e estava passando mal com tontura, moleza, dor de cabeça. De tão desesperada, pediu um remédio de pressão para a atendente da farmácia. Esta disse que ela deveria ir ao pronto socorro do Hospital do Guará que é perto.
A senhora nos confidenciou que já havia procurado o pronto socorro há uma hora  meia e disseram que não havia nenhum clínico para atendê-la. Disse-nos que ficou sentada passando mal durante uma hora, só então se dirigiu à farmácia. Convidei-a a ir comigo ao hospital.
Chegando lá uma atendente me informou que não havia nenhum médico para atendê-la, mas devido ao ofício da profissão, sabemos que num pronto socorro deve existir  nos plantões um médico responsável. Pedi para chamá-lo e fui informada que não existia nenhum responsável no momento. Fiz meu credenciamento como pessoa da imprensa e fui informada após um pequeno bate boca que havia um médico sim, mas este estava ocupado com os pacientes internados. Pedi que alguém o chamasse para atender a senhora novamente. Mas novamente  recebi a mesma resposta . Então liguei para minha casa de um celular emprestado( sai sem celular e sem agenda) e consegui o telefone do plantão da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, porém antes de ligar, comuniquei às atendentes que eu era uma testemunha caso a senhora tivesse sua saúde comprometida e que estava comunicando o fato a quem de direito.
Alguém saiu e voltou dizendo que o médico iria atendê-la. A senhora foi atendida após 30 minutos ao chegarmos ao pronto socorro. Ela realmente estava hipertensa, foi medicada e esperou 40 minutos para saber se o remédio estava fazendo efeito, mas não passaram nenhum remédio para ela tomar se  a pressão subisse novamnete. Segunda ela, foi orientada a procurar um médico segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário