sábado, 24 de novembro de 2012

Homeopatia


O tratamento homeopático vê cada paciente como um ser único, com reações individuais, tanto a doenças como a medicamentos.                                                                                                                
 Este princípio é a base para a determinação do diagnóstico e para a indicação do tratamento, que pode agir sobre aspectos físicos, mentais, emocionais ou na combinação dos três.

O foco principal da cura homeopática não é a doença. É o paciente.
Sem apresentar efeitos colaterais, o objetivo de um remédio homeopático é estimular o organismo a curar-se a si mesmo.

Indicação

A homeopatia é indicada para a cura de distúrbios emocionais, mentais e físicos. Atua tanto em doenças agudas (trazendo alívio e cura a curto prazo), como em distúrbios crônicos (apresentando resultados em prazos mais longos).

Método
O termo homeopatia vem do grego Homios, que significa semelhante, e Pathos que significa sofrimento.
Receitada de acordo com as características próprias de reagir de cada paciente, a homeopatia age diretamente sobre a energia vital, estimulando os mecanismos de defesa do próprio organismo. Para ter sucesso, o tratamento baseia-se em três princípios: a lei dos semelhantes, a dose mínima e a receita para o indivíduo.

A lei dos semelhantes
Segundo este princípio, uma substância que causaria sintomas de uma determinada doença, quando ingerido em quantidades quase desprezíveis pode agir na sua cura. Isso porque estimula o corpo a lutar contra aquele mal, mas como o corpo não distingue o que é remédio e o que é a doença de fato, ele termina por reagir contra a enfermidade. Esta é a grande diferença da homeopatia para a alopatia, que ao invés de estimular o organismo a lutar contra o mal, utiliza antídotos (substância que impede outra substância de exercer os seus efeitos tóxicos).

Dose mínima
Este princípio afirma que a diluição extrema do remédio aumenta o poder de cura, já que não provoca efeitos colaterais. Ainda segundo este princípio, é preciso apenas uma dose mínima dos ingredientes ativos para estimular o trabalho do organismo.

Receita para o indivíduo
Para obter o melhor resultado, (cada pessoa reage de uma maneira às doenças e aos tratamentos), o homeopata faz um estudo detalhado do paciente:
personalidade, temperamento, respostas emocionais e físicas aos estímulos e diversos muitos outros fatores são levantados para servir de base ao diagnóstico e ao tratamento que será empregado.

É por isso que na técnica homeopática, 10 pessoas com a mesma doença podem receber 10 tratamentos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário