quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O grito das pontes e viadutos do DF


No Distrito Federal a deficiência na drenagem da água das chuvas está tirando a paciência e trazendo prejuízos materiais para os moradores. Outro problema traz à tona os perigos provocados pela falta de manutenção das pontes e viadutos da cidade.
Segundo o Grupo de Estudo  de Patologias das Construções Públicas, constituído ano passado, após uma minuciosa fiscalização nos viadutos e pontes de Brasília, foi foi encontrada uma radiografia temerosa: alguns desses monumentos podem desabar. O alerta foi dado na Audiência Pública realizada no auditório da Câmara Legislativa pelos deputados Eliana Pedrosa(PSD) e Rôney Nemer (PMDB), na noite de segunda-feira( 19). O evento contou com a presença dos professores de  engenharia da UnB e UniCeub , Crea –DF, Defesa Civil, Bombeiros, Clube de Engenharia, Ademi, e outras entidades.
A preocupação de ocorrer uma tragédia na cidade ficou bastante clara diante da explanação dos problemas e divulgação de fotos que ilustram o desgaste verificados na Ponte do Bragueto, Ponte das Garças, na Rodoviária do Plano Piloto, viaduto da Galeria dos Estados e mais 17 outros monumentos. A preocupação é flagrante, ainda mais, porque Brasília receberá eventos de grande porte, como a Copa das Confederações e do Mundo.

De acordo com os participantes do Grupo de Trabalho que estou as  patologias encontradas nessas obras, ainda em setembro de 2011  o relatório do GT  foi entregue ao então secretário de Estado de Obras, Oto Silvério Guimarães Júnior. O documento propunha medidas para dar agilidade à solução dos problemas de gestão na manutenção e monitoramento de obras públicas, por meio da criação de lei específica. O relatório  indicava as seguintes obras emergenciais prioritárias: Ponte do Bragueto e Rodoviária do Plano Piloto.
‘Existem  pontos que carecem de manutenção, como o viaduto Airton Sena que apresenta o corrimão totalmente corroído e pode se despreender, trazendo perigo para motoristas e transeuntes. Na Galeria dos Estados a situação é gravíssima. No lado Norte , os viadutos apresentam fissuras, os  viadutos na S2 e N2 vêm se degradando ao longo do tempo”, observou e relatou o professor do curso de Engenharia da UnB, Antônio Alberto Nepomuceno. O professor ressalta ainda  que é importante o monitoramento e fiscalização desses pontos que foram relacionados . ‘ Todas nossas pontes precisam passar por reformas. A Rodoviária  está com sérios problemas. O viaduto da Galeria dos Estados precisa ser recuperado para não se tornar manchete”, acrescenta e reconhece que a cultura do monitoramento das obras não existe no país. ‘ Para muitos é mais fácil construir uma nova obra, do que recuperar o que está gasto por falta de manutenção”.

Para o professor  do curso de Engenharia Civil do UniCeub, João Bosco Ribeiro, são milhares de pessoas que passam diariamente por essas vias de acesso que estão sem manutenção. ‘ A Ponte do Bragueto deu  sinal dos problemas apontados pelo Grupo de Trabalho desde o ano passado. É necessário tomar as providências urgentes”, destaca o professor.
Élson Póvoa, representante da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal ( Ademi) também apontou  a necessidade de fazer a recuperação das obras apontadas e  afirmou que projeto existe para fazer as reformas. Foi enfático em em  afirmar que a Ponte das Garças é preciso fazer o reforço do monumento , pois existem brocas embaixo da mesma.
O representante do vice- governador e secretário adjunto de Obras do GDF, Maurício Canovas, Não soube precisar porque o governo não se pronunciou sobre o documento elaborado pelo Grupo de Trabalho, mas informou que a licitação para construção das marginais  da Ponte do Bragueto sairá em dezembro deste ano e a reforma da ponte, ano que vem.
O Governo do Distrito Federal foi alvo de uma Ação Civil Pública promovida pelo Iphan e Ministério Público Federal com obrigação de fazer a reforma urgente e imediata da Rodoviária de Brasília desde 2003. Anos atrás foram realizadas algumas reformas nas alas norte e central  do local e em junho de 2012, o Tribunal Federal sentenciou que o GDF promovas as reformas que faltaram nessas alas e, que  realize as reformas da ala Sul que está em estado lastimável, inclusive proibindo o tráfego de certos tipos de carros pesados

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