terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pacientes de UTI poderão Viver em Casa

Pronto para entrar na pauta de votação do Plenário da Câmara Legislativa o projeto de lei do Deputado Dr. Michel (PSL) que cria o Projeto Viver em Casa que vai possibilitar aos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva a escolha de receberem alta hospitalar para continuar o tratamento em seus domicílios.
De acordo com Dr. Michel, estudos comprovam que pacientes tratados em casa tem melhor qualidade de vida e por isso se recuperam mais rápido.  Outras vantagens do Projeto Viver em Casa, segundo o Deputado,  são a economia de cerca de 55% dos custos da internação,  o fim do risco da infecção hospitalar, e ainda, a liberação dos leitos de UTIs  para os casos mais graves.
Para participar do Projeto Viver em Casa, o paciente deverá ter estabilidade clínica e residência  com condições adequadas, além de haver um serviço de saúde próximo a sua residência para prestar-lhe auxílio se necessário.  Um dos destaques do projeto é a capacitação de um familiar do doente pela Rede Pública de Saúde para realizar os cuidados diários e os procedimentos básicos de emergência. Dr. Michel acrescenta que em situações de emergência, os pacientes do Projeto Viver em Casa, terão prioridade no atendimento nos hospitais e centros de saúde. 
A Secretaria de Saúde do DF fica obrigada a suspervisionar o tratamento domiciliar, de fornecer e fazer a manutenção dos equipamentos como respirador portátil, concentrador de oxigênio, oxímetro de pulso e o aspirador ou outros aparelhos que a equipe médica considere necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário