quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ESTOU FORMADO. E AGORA?



Dizem que o ser humano vive quatro crises na vida: nascer, crescer, casar e morrer. A estas quero acrescentar mais duas, igualmente complexas: a escolha da profissão e o ingresso no mercado de trabalho. A situação: de repente chega-se ao fim do curso superior. Deixa de ser “o futuro da nação” para se tornar “estatística de desemprego”. Com o diploma na mão, o jovem profissional julga que a vida será mais fácil. Ledo engano. Juntamente com ele, milhares de profissionais entram no mercado, tornando a competição cada vez mais acirrada e nem sempre justa. A quantidade de graduados disponível faz com que a oferta seja maior que a demanda e o valor agregado ao curso superior entre em franca queda. Até 2021 vamos precisar de oitenta milhões de novos profissionais. Se a cifra é otimista por um lado, por outro se espera o aumento do desemprego. Vai faltar mão-de-obra qualificada. O que fazer diante disto? Não há uma resposta simples e nem um manual infalível. No entanto, há algumas reflexões que podem ajudar bastante. Quem procura emprego está à mercê do mercado. Quem oferece soluções cria possibilidades de mercado. Aqui está a primeira reflexão a ser feita. Que soluções você está apto a oferecer ao mercado a partir das competências que você adquiriu em sua formação acadêmica profissional? Ou seja, a atitude de quem está apto a resolver problemas vale mais do que ser um excelente cumpridor de ordens. Bem, aqui está outra coisa a se pensar: na universidade você estuda a partir de um currículo acadêmico genérico, definido para atender a uma demanda também genérica. Agora que você se formou, ou mesmo a partir dos últimos semestres do seu curso, que conhecimentos você precisa adquirir para diferenciar-se no mercado? Estou falando de formação complementar. Por exemplo: faça um intercâmbio cultural; aprenda uma nova língua; aprenda outra ferramenta profissional; faça um estágio sem remuneração em um local de referência; faça serviço voluntário, etc. Estas atitudes acrescentam valor estratégico ao seu currículo e o diferencia dos demais. Fazer uma pós-graduação lato sensu é bom. Mas, escolha uma escola de valor profissional e não apenas uma que lhe ofereça “diploma com grife”. As pós-graduações stricto sensu (mestrados e doutorados) são importantíssimas, mas requerem uma definição mais precisa quanto ao sentido de carreira que você quer, principalmente na área acadêmica (professor e/ou pesquisador).
Tenha uma correta noção de crescimento e desenvolvimento profissional em função do tempo. Considere os profissionais de sucesso na sua área de atuação; pessoas que você admira. Não pense que você vai começar no emprego hoje e daqui a um ano será o diretor de operações internacionais. Não aposte nas exceções. Se isso lhe parece muito difícil, peça ajuda a um Coach e faça seu plano de carreira. Entenda que uma árvore nobre, para ser grande, frondosa e imponente, deve ter raízes saudáveis e fortes. Tempo e trabalho andam juntos na construção de carreira. O investimento técnico é importante, mas a maturidade relacional é fundamental. Não basta que você saiba fazer coisas, é fundamental que você se relacione bem. Invista em você, no domínio da emocionalidade. Faça terapia; biodança; psicodrama; teatro; música; oficina de redação; pratique um esporte; tenha um hobby; planeje uma aventura. A idéia é fazer coisas que lhe acrescentem relacionamentos e conversas para amadurecimento emocional e qualidade relacional. A maturidade emocional permite que as diferenças sejam vistas como possibilidades e não como ameaças; a qualidade relacional lhe torna uma pessoa querida, lembrada e de fácil convívio. Talento é fundamental, mas a prática é indispensável. Aquela frase atribuída da Einstein de que o sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração é verdadeira. Pratique exaustivamente e você será excepcionalmente bom. Pouca gente sabe, mas quando os Beatles começaram a fazer sucesso, eles já tinham tocado mais do que a maioria das bandas toca durante toda uma carreira. O que mostra que sucesso tem a ver com trabalho e dedicação integral.
É isso aí! Inspiração, trabalho, relacionamento, capacidade técnica, atualização. Estes são os domínios que, com foco e determinação, a seu tempo, frutificarão uma carreira sólida.

Reflita em paz!
Homero Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário