quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Promessas de Ano Novo


Muitas pessoas têm o costume de fazer uma reflexão acerca das conquistas realizadas e erros cometidos, quando o final do ano se aproxima. Uma espécie de balanço anual, no qual se tem oportunidade de “visualizar” os resultados obtidos.
Diante disto existem duas opções: reclamar, acomodando-se e conformandose à situação, ou buscar soluções, para que os erros não sejam repetidos, os resultados sejam otimizados e o balanço do ano seguinte seja diferente. Mas, como estabelecer metas, sonhos para o futuro, se não se sabe o que quer atingir? Evitar a procrastinação, emagrecer, parar de fumar, ter mais tempo para família, investir na qualificação profissional, são exemplos dos objetivos e novos rumos traçados como tarefa corriqueira neste período do ano.
O difícil é conseguir cumprilas. Portanto, antes de mais nada, é necessário saber quais são seus objetivos para poder traçar uma meta. Onde estou hoje e onde quero chegar em minha vida pessoal, profissional, relacional? Estas devem ser as perguntas fundamentais!
Conhecidos os pontos de partida e chegada, pode-se então planejar cada passo para tornar o objetivo viável.
Para começar, uma meta precisa ser realista e atingível, por mais desafiadora que possa soar.
Metas desafiadoras em demasia podem gerar sentimento de sobrecarga e frustração. O que te
Impede de concretizar a meta estabelecida? Descubra e dividaa em submetas de médio e curto prazo a fim de superar tais dificuldades.

A dica é manter o foco no resultado e não nas tarefas:
Comece registrandoas. Colocar as metas no papel já constitui um importante passo;
 Use linguagem positiva. É melhor dizer “este ano quero chegar 5min adiantado em meus compromissos”, do que ”este ano não quero me atrasar mais”;
 Evite generalizações: seja claro e objetivo;
 Estabeleça metas pelas quais você pode se responsabilizar; Para não correr o risco de deixar as atividades para depois, é preciso estabelecer prazos e datas, mesmo que a circunstância externa não demande isto de você. Do contrário, você passa a deixar para amanhã tudo aquilo que poderia fazer hoje, ou para semana que vem, mês, ano e, quando menos esperar, estará repetindo as mesmas resoluções de ano novo. Mas, não é necessário esperar que a meta se conclua para que você valorize seu esforço.
Comemore as pequenas vitórias, se parabenize e estabeleça a próxima meta! Porque não começar agora mesmo? Afinal, como dizia Henry Ford: "Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta."
Então, mãos a obra e feliz ano novo!
Laura Pires, pedagoga e coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário