sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ações do deputado Joe Valle

Joe Valle faz campanha em prol da alimentação saudável das crianças

O deputado distrital Joe Valle (PSB) está engajado numa campanha em prol da saúde das crianças. O parlamentar tem utilizado as redes para chamar atenção da sociedade sobre a importância de uma alimentação saudável e contra a obesidade infantil.

A Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 34,8% das crianças com idade entre 5 e 9 anos estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Já na faixa etária de 10 a 19 anos, 21,7% apresentam excesso de peso.

“A má alimentação é o grande responsável pelo excesso de peso infantil e pelo aumento da obesidade nos últimos seis anos no Brasil. É preciso incentivar pais e as escolas particulares e públicas para que ofereçam lanches menos calóricos e com maior valor nutritivo às crianças”, explica Joe Valle.

Dados compartilhados pelo deputado, via facebook e Twitter, são reveladores:

Uma lata de 350ml de refrigerante cor da roupa do Papai Noel contém 37g de açúcar, o que equivale e a sete saquinhos de açúcar desses oferecidos nos bares para adoçar o cafezinho. Se a criança toma uma lata por dia, em uma semana serão 259g de açúcar. Em um mês, pouco mais de 1kg de açúcar.
Um pacote de 200g de batatas fritas contém 77g de gordura. Ou seja, 38,5% do produto são pura gordura. É como ingerir meio copo americano de óleo para frituras.
Um pacote de 154g de bolachas contém 30g de gordura e 50g de açúcar. Ou seja, 50% do produto são de substâncias prejudiciais à saúde.
Uma caixa de 200ml de achocolatado e um pacote de 400g de vitamina instantânea contêm, cada um, 29g de açúcar. O que equivale a seis saquinhos d e açúcar. “Infelizmente, alimentos que eram exceções em nossa alimentação, hoje fazem parte do nosso dia a dia”, afirma do deputado que tem dois projetos.

Café da manhã nas escolas - Com o apoio do deputado, diversas escolas públicas da área rural do DF contam diariamente com produtos orgânicos no café da manhã, programa realizado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e Secretaria de Educação e é conhecido como Café da Manhã nas Escolas.

Defensor da alimentação saudável e sem agrotóxicos, o deputado Joe Vale aguarda a aprovação de dois outros projetos que estabelecem diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas da rede de ensino do DF (PL 651/2011) e a obrigatoriedade da publicação periódica do cardápio da merenda escolar em todas as unidades escolares da rede pública de ensino (PL 1033/2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário