sexta-feira, 13 de abril de 2012

Curso de pós-graduação em Sistêmica Fenomenológica

Explicação para dificuldades na carreira profissional pode estar no 'emaranhamento' de vínculos
Cursos de pós-graduação em Brasília preparam executivos, empresários e funcionários públicos em relação ao comportamento humano

Bloqueios e dificuldades de relacionamento. Seja no ambiente de trabalho ou no contexto familiar, esse tipo de situação pode ser reflexo dos chamados ‘emaranhamentos’ familiares ou organizacionais. Em resumo, significa que alguém na família ou na organização retorna e vive inconscientemente o destino de uma pessoa que viveu antes dele. No ambiente de trabalho ou no clima organizacional é comum encontrar pessoas que convivem com esses problemas, que, na maioria das vezes, pode trazer limitações para a vida profissional. O que muitos não sabem é que esses problemas podem estar diretamente ligados a outras questões do cotidiano, como na rotina familiar ou no ciclo de amizades. Na esfera acadêmica, esse comportamento recebe o nome de 'Sistêmica Fenomenológica' - tema de três cursos de pós-graduação oferecidos de forma pioneira no mundo aqui em Brasília, com a certificação nacional pela Escola Superior de Ciências em Saúde (ESCS) do GDF. Os cursos - destinados a executivos, empresários, funcionários públicos, profissionais da saúde, educação, justiça, segurança e do terceiro setor - são realizados em módulos e contam com a participação de professores de várias partes do mundo, como Áustria, Suíça, Bélgica, EUA, México, Holanda e Alemanha (berço dos estudos nesta área). O objetivo é qualificar profissionais e gestores habilitando-os para desenvolver e praticar a Sistêmica Fenomenológica Familiar, Organizacional e Pedagógica - paradigma inovador no âmbito da Educação. Além disso, os cursos visam contribuir na perspectiva do processo de “cuidar do cuidador”, isto é, cuidar do próprio profissional que cuida de outros, no envolvimento efetivo com o outro para estabelecer vínculos, promover a saúde psicoemocional dos “cuidadores” e articular o conhecimento fenomenológico técnico-científico, possibilitando a ampliação do campo de intervenção.
Conteúdo
As primeiras aulas foram realizadas no fim de março. O próximo módulo será ministrado de 3 a 6 de maio, na sede da Finatec/Unb - também parceira no projeto. As inscrições podem ser feitas pelo endereço www.sistemicaconsultoria.com. "Essa é uma formação acadêmica! No entanto, mais do que oferecer ao participante o título de especialista, no caso de profissionais do mercado de trabalho, é a chance de alcançar uma posição de destaque na carreira. Afinal, isso está diretamente ligado à capacidade de montar uma boa rede de contatos e às facilidades de lidar com o próximo", explica a responsável técnica da pós-graduação, Miriam Coelho Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário