quinta-feira, 12 de abril de 2012

Deputado Professor Israel quer a volta do Poupança Escola

Igualdade de condições de acesso e permanência na escola para alunos carentes da rede pública de ensino do Distrito Federal. É o que prevê projeto de lei do deputado Professor Israel (PDT-DF), aprovado na Comissão de Educação da CLDF e que institui o Programa “Poupança Escola” – uma herança do governo Cristovam Buarque (1995-1998). A proposta é ofertar renda extra anual aos estudantes beneficiários do Bolsa Família durante o período em que cursarem os ensinos fundamental e médio.

De acordo com o deputado, muitos jovens não concluem o ensino médio por ingressarem precocemente no mercado de trabalho. “Combateremos a evasão escolar com o programa. Eles poderão dar continuidade aos estudos e ainda investir o valor da poupança em preparatórios para o vestibular ou cursos profissionalizantes”, justifica.  A transferência de renda, lembra ele, é importante no processo educacional. "Assegurar o mínimo de igualdade entre os nossos alunos diminui as desvantagens na hora de alcançar o sucesso".

O projeto prevê que o governo faça o depósito de uma quantia, ainda a ser definida, na conta de cada estudante. O recebimento do crédito estará condicionado à freqüência mínima de 90% das aulas, aprovação do aluno e a efetivação da matrícula na série subseqüente. O projeto segue agora para ser analisado na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário