quarta-feira, 4 de abril de 2012

Superação de vida

A vida não é fácil, mas a sensação mais forte é quando o se humano passar por provações e superações. A vida de Alexandre Ferreira Abade, 32 anos, morador de Sobradinho sempre foi assim, um desafio, mas segundo ele, todo mundo pode tudo, basta querer. Um rapaz que nasceu com uma doença chamada Osteogenesis Imperfecta, uma doença genética sem cura que dá nos ossos. O rapaz já teve mais de 300 fraturas, pneumonias, que quase o levou à morte diversas vezes. Porém, sempre teve ao seu lado grandes amigos e a família.
Alexandre é filho de Maria Ferreira de Oliveira e João Abade que saíram do Piauí para Brasília com o intuito de melhorar de vida e criar seus filhos com segurança e amor. A vida dos dois foi de muitas provações, mas com fé e esperança foram sendo encaradas e superadas.
Com um mês de vida, Alexandre foi encaminhado ao Hospital Sarah, para tratamento. Começava a luta pela vida, mas Maria e João estavam lá para ajudá-lo a passar por tudo. Desde então, Alexandre passou a frequentar hospitais, especialistas, pois tinha muitas fraturas e muitas vezes sequer podia ser abraçado.
Aos 16 anos ele, conheceu um médico que começou a realizar um tratamento novo durante 7 meses, com medicamentos naturais. Neste período, começou a ter uma melhora significativa, os ossos ficaram mais resistentes e aos poucos parou de frequentar hospitais. “Acredito que isso foi Deus, porque antes de conhecer este médico tive uma piora que quase me levou à morte”. Até os 17 anos, ele já havia tido mais de 300 fraturas por todo o corpo.

Mudanças

De volta para casa Alexandre começou a planejar e a procurar novos sentidos para a vida e a realização de grandes sonhos. Passou a estudar com o apoio das professoras e a frequentar grupos de teatro. A cada mês, o aluno se superava e vencia mais barreiras, pois era a primeira vez que começava a ter contato com as pessoas. Assim, ele terminou o Ensino Fundamental, mas a vontade de crescer, de se formar era grande, então, resolveu fazer faculdade de Gestão de Marketing de pequenas e médias empresas, na Uniderp, em Sobradinho. A faculdade foi um sucesso, pois foi considerado um dos primeiros alunos da turma.
Dois anos antes de se formar Alexandre perdeu seu pai, que havia deixado muitas coisas na vida para se dedicar aos filhos. Nesta época, Alexandre conheceu uma pessoa mais que especial, sua amiga Simone.
 Uma jovem que na época também estava passando por grandes perdas. Simone era amiga de quatro jovens cadeirantes, todos irmãos. Ela conta que nunca imaginava que as pessoas pudessem ser tão preconceituosas, por ser amiga de deficientes. Ela ressalta ainda que as pessoas a apontavam na rua, falavam que ela estava perdendo tempo e que isso não era vida. “Claro que nem ligava, eles eram meu amigos e pronto. E não era por serem cadeirantes que os trataria diferente”, conta Simone.
Mas as tristezas só aumentavam para Simone, pois os quatro tinham uma doença genética chamada Distrofia Muscular do Tipo Duchenne, que aos 15 anos começaram a perder os movimentos. “Aos poucos a doença avançava e eles começaram a morrer. Foi quando sentada num banco no fundo da igreja chorando muito conheci Alexandre, que também passava por momentos difíceis com a perda do pai. Nesta hora o apoio dele me deu muita força, pois mesmo perdendo amigos queridos estava ganhando outro grande amigo” relata Simone.
 “Quando conheci Simone estava muito triste, pois o meu pai foi muito importante. Ele assim como a minha família sempre estive ao meu lado. E a amizade de Simone só me fortaleceu ainda mais naquele momento. Aprendi muito com ela”, revela Alexandre.
 Com a amizade, novamente surgiram os julgamentos, críticas e piadinhas. Porém, não se importaram com os comentários. “A deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar”, disse Simone emocionada.

Planos e sonhos

Para a família de Alexandre sua vida é uma lição de amor, superação e muita fé. A professora e irmã de Alexandre, Gloria de Lourdes Ferreira Abade, 35 anos, afirma que ele é um rapaz de muita fé. “Alexandre é um exemplo de fé, porque ele passou por várias dificuldades, momentos difíceis e nunca perdeu essa alegria. Ele é brincalhão, um grande irmão, inteligente. Somos uma família unida e acredito que o Alexandre ainda vai longe”, enfatiza.  
Atualmente, Alexandre trabalha na igreja São Vicente, em Sobradinho e realiza palestras motivacionais, sobre superação. Geralmente ele é convidado para dar palestras em igrejas, empresas, seminários, com temas voltados para motivação pessoal e profissional, como superação de obstáculos, como melhorar a autoestima, controle emocional, planejamento e estratégias no campo profissional, afetivo, acadêmico.
Com a bela amizade, surgiu a realização de mais um sonho de Alexandre a de escrever um livro. Segundo ele, não é um simples livro, mas um que pudesse ajudar outras pessoas que precisam de palavras de incentivo, força. “O trabalho vai ser em conjunto com a Simone. Neste livro vamos contar nossas vidas, nossas experiências, pois percebemos que não há limites para aqueles que querem o novo para a vida”, esclarece Alexandre.

Alexandre e Simone estão escrevendo o livro, mas precisam de ajuda para publicá-lo. E essa ajuda vai desde o patrocínio para a editoração até a elaboração.  E quem puder ajudá-lo basta entrar em contato 3591-5020 ou 9234-2167 (Alexandre).



 Vivianne Frota






















Nenhum comentário:

Postar um comentário