segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mutirão de catarata vai operar 400 pacientes até sexta-feira

 O Governo do Distrito Federal está empenhado em zerar a fila de espera por cirurgias de catarata. Até sexta-feira, um mutirão vai operar 400 pacientes nos Hospitais de Base e Regional de Taguatinga, além de clínicas conveniadas. Até agora, 74 pessoas passaram pelo procedimento, que demora de dez a 30 minutos. Hoje, 1600 pacientes aguardam pela cirurgia.
O governador Agnelo Queiroz destaca que, desde o início da atual gestão, o GDF tem realizado mutirões de cirurgias para zerar as filas de espera em diversas especialidades. “Uma das iniciativas foi o mutirão de reconstrução mamária em mulheres que tinham retirado o seio por causa do câncer. Só em março, foram 57 procedimentos. Estamos fazendo cirurgias complexas no DF”, afirmou o governador.
Com as cirurgias de catarata, a expectativa é colocar o atendimento em dia e fazer o procedimento de forma rotineira. “Nossa ideia é que em três meses essa fila esteja zerada e essa cirurgia passe a ser feita como rotina, sem acumular. Temos toda condição de fazê-la de modo contínuo. Esse mutirão está acontecendo para reparar erros do passado”, garantiu o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.
No Hospital de Base o mutirão continua até quarta-feira. Foram 10 pacientes hoje e serão operados mais 15 na terça e 26 na quarta-feira. Segundo os coordenadores, logo na primeira semana, 100 pessoas foram operadas em dois dias. Todos os pacientes  voltam ao hospital num prazo de sete a 15 dias após a cirurgia para revisão.
Segundo a médica Ana Paula Tupynambá Furtado, coordenadora de Oftalmologia da Secretaria de Saúde, todos os usuários que serão atendidos esta semana foram cadastrados previamente pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e estão com os exames pré-operatórios prontos.
No Hospital Regional de Taguatinga está prevista a realização de 200 cirurgias. Segundo a chefe da Unidade de Oftalmologia do hospital, Núbia Vanessa, todos os pacientes serão chamados por telefone e receberão orientações sobre como se preparar para a operação. Núbia Vanessa informou, ainda, que a Regional de Taguatinga realiza uma média de 100 cirurgias oftalmológicas por semana e que a demanda de pacientes com glaucoma já está zerada.

Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário