sexta-feira, 13 de abril de 2012

Hoje é Dia do Beijo ,mas cuidado o beijo pode transmitir doenças

Para que os dias de festa sejam aproveitados de maneira segura, tenha cuidado com quem você beija.
Existem muitas doenças que podem ser transmitidas através da saliva, como tuberculose, rubéola, caxumba, sarampo, catapora e meningite. Nesses casos, as doenças são mais fáceis de detectar e diagnosticar. Logo, a pessoa geralmente já sabe que está doente e evita contato com os outros.
Já algumas outras doenças possuem sintomas que podem ser confundidos com complicações simples, o que faz com que muitas pessoas possam ser portadoras de algum vírus sem ter conhecimento disso. Algumas delas são:

Mononucleose (conhecida como “a doença do beijo”)
Alguns dos sintomas são febre alta, dor de cabeça, inchaço no baço, aumento de gânglios no pescoço e nas axilas, mal-estar e fadiga. É causada pelo vírus chamado Epstein-Barr, da família Herpesviridae, e se manifesta entre trinta e cinqüenta dias após o contato com ele.

Em casos raros, pode causar a ruptura do baço (pois ele fica muito sensível).
Por apresentar sintomas que podem ser confundidos com outros tipos de doenças, por isso o ideal é ir ao médico em qualquer caso de suspeita e realizar os exames sanguíneos necessários para detectar a doença o mais rápido possível.

Citomegalovírus
Apresenta sintomas parecidos com os da mononucleose (mas se a pessoa não estiver com o sistema imunológico em baixa, a infecção também pode ser assintomática.), mas em casos mais graves, pode comprometer o sistema digestivo, o sistema nervoso central e a retina de algumas pessoas.

Pode ser transmitido de diversas outras maneiras além da saliva, como por exemplo, via respiratória (tosse, espirro, fala e afins), relação sexual sem proteção ou transfusão de sangue.
É da família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e herpes zoster.


Herpes simples
No início, surge uma pequena coceira em alguma região próxima a boca. Em seguida, aparecem pequenas bolhas agrupadas. O rompimento dessas bolhas libera um líquido cheio de vírus, e por isso é a fase mais perigosa, pois o contágio de quem entrar em contato com a pessoa contaminada se torna mais fácil.

Após o contágio, o vírus estará sempre presente no corpo de quem o possui, por isso, o ideal é sempre procurar um médico para orientar as formas de evitar o aparecimento das desagradáveis bolhas. Algumas dicas são evitar muita exposição ao sol e fadiga física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário