quinta-feira, 26 de abril de 2012

Novo critério para ligação de água e luz

 
Estabelecer critérios mais adequados para a ligação de água e luz nas casas dos consumidores que tiveram esses serviços cortados por falta de pagamento, é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo deputado distrital Siqueira Campos (PSC) na Câmara Legislativa. Quem vai se beneficiar com a proposta é a pessoa que está desempregada ou que ganha até um salário mínimo.
Segundo o parlamentar, no atual modelo de cobrança adotado pela Caesb e Ceb para a religação, o consumidor inadimplente é punido duplamente: com o corte e pela cobrança da taxa que, não raro, chega a ultrapassar o valor do consumo médio mensal de algumas famílias, o que provoca uma sobrecarga ainda maior no orçamento doméstico.
De acordo com Siqueira, o restabelecimento dos serviços de água e luz será realizado sem qualquer cobrança adicional para as pessoas desempregadas ou que ganhem renda mensal de até um salário mínimo. Para outros casos, a multa ou taxa de religação não poderá exceder, cumulativamente, a 20% do valor da fatura que provocou a suspensão do fornecimento de água e luz.
Para se enquadrar nas condições estabelecidas pelo projeto de lei, o consumidor terá de apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Já as concessionárias ficam obrigadas a restabelecer o fornecimento de água e luz no prazo de 24 horas, depois de sanada a pendência pelo usuário ou responsável pelo débito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário