quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lixo e cobrança


A UPA do Núcleo Bandeirante que está quase pronta está ao lado de um lixão. Segundo moradores da região esse lixo começou a ser amontoado há cinco meses e eles reclamam que os entulhos exalam mau cheiro no local que aumenta com a chuva.
Pessoas encontradas no local afirmam que eles foram colocados pela administração. Só não souberam dizer se do Núcleo Bandeirante ou do Riacho Fundo I.

O administrador do Núcleo Bandeirante Elias Dias afirma que área próximo a UPA foi destinada no governo passado para os catadores de lixo e os carroceiros, por isso a quantidade de lixo na região. “O administrador do governo passado firmou um termo de ocupação para os catadores de lixo, que pretendo quebrar para que possamos terminar as obras para a inauguração da UPA. Acredito que em 15 dias esses catadores serão removidos e encaminhados para uma área que eles possam trabalhar na reciclagem do lixo. Após a saída deles, vamos dar andamento às obras, pois precisamos fazer o acesso e a iluminação da área”, explica o administrador.

O novo governo prometeu inaugurar 14 unidades no primeiro semestres de 2011, porém, nesses 11 meses ele conseguiu construir 4 UPAs, entre elas, Samambaia, São Sebastião, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante, mas a única que está funcionando é a unidade de Samambaia. 

“A saúde pública está cada vez mais complicada, pois faltam profissionais, veículos, remédios. Querem desafogar os hospitais, mas não colocam as UPAS para funcionar”, reclama a estudante Gabriela Moraes.

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES/DF informou que todas as unidades passaram por reformas e adaptações, pois, necessitam de avaliação por parte da Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (DIVISA). A inauguração de cada unidade depende também de recursos humanos.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que as UPAs deverão serão inauguradas na seguinte ordem: Recanto das Emas (até final de novembro), Núcleo Bandeirante (após a drenagem do terreno) e por fim, São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário