quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Psoríase
A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, de causa ainda desconhecida, que afeta de 1 a 3% da população mundial. Atinge igualmente homens e mulheres. Caracterizada pela presença de manchas vermelhas, espessadas e descamativas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Podendo em outros casos se espalhar por toda a pele e também atingir as articulações. Existem dois  picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após 50 anos, mas podem surgir em qualquer fase da vida.
As causas exatas da psoríase ainda não estão totalmente esclarecidas. No entanto, todas as pesquisas científicas demonstram que a hereditariedade desempenha um importante papel e, em pelo menos 30% dos casos, existem antecedentes familiares afetados pela doença. Além da predisposição genética, existem fatores que podem desencadear ou agravar a doença: como fatores psicológicos, estresse, traumas cutâneos ou irritações na pele, infecções de garganta, baixa umidade do ar, ingestão alcoólica e o uso de alguns medicamentos. Portanto é, importante que o Dermatologista que lhe acompanha seja informado de todos os fatores que ocorrem no seu dia a dia, bem como de todos os medicamentos que você usa.
Psoríase não tem cura, tem tratamento.  O tratamento vai depender do quadro clínico apresentado, pode variar desde a simples aplicação de medicação tópica até tratamentos mais complexos.
Já está comprovado que pacientes quando participam de associações, respondem muito melhor aos tratamentos, por isso é necessário manter uma vida saudável, ter atitude positiva, evitar o isolamento, procurar associações ou grupos de apoio e manter a pele hidratada. Confie no seu Dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário