quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Quinoa
As sementes começaram a ser pesquisadas no nosso país na década de 80, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do governo federal, que estuda sua adaptação nos solos frios e altos da Região Sul.
São muitos os benefícios nutritivos da quinoa. Ela é considerada uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais. Ela atua para um melhor rendimento e elasticidade das fibras
musculares, auxiliando na recuperação de tecidos e células, sendo com isso muito importante para o ganho de massa muscular.
Mas além do fato de ser rica em proteínas e uma excelente fonte de
carboidratos complexos, o grão tem outro ponto de destaque. Ele tem ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de outras, maléficas, nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, tendo papel sacietógeno, porque possui boas doses de triptofano, um outro aminoácido importante e que está ligado à produção de serotonina (substância que ao ser liberada garante a sensação de felicidade, bom humor e saciedade). Ainda diminui o colesterol ruim.
A Quinoa controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue. A mistura de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ideal para quem é alérgico) somam mais pontos na ficha
nutricional da quinoa.
A quinoa é comercializada em diferentes formas: grãos, farinha e flocos, além de derivados como macarrão e, agora, barra energética. Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados a saladas, bolinhos, cuscuz, tabule, com legumes ou cozido da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo. Já os flocos devem ser consumidos, principalmente, no café da manhã (duas colheres de sopa por dia não interferem na dieta), acompanhando frutas, leite e iogurtes e até mesmo nas saladas. A farinha faz parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas. Para preparar o grão, a proporção é a mesma do arroz: duas xícaras de chá de água para cada xícara de chá de quinoa. Quando a água ferver, abaixe a temperatura, acrescente os temperos e os grãos, tampe a panela e deixe cozinhar por 12 a 15 minutos.
É bastante saboroso incluir a quinoa na vitamina e outros pratos.
Receitas:
FLOCOS DE QUINOA NO CAFÉ DA MANHÃ
01 xícara de chá de flocos de quinua
½ maça cortada
½ xícara de passas
½ mamão papaia
½ colher de canela
Mel a gosto
Leite
Se desejar, bater tudo no liquidificador
BOLO DE QUINOA COM BANANA
½ xícara de farinha de quinua
½ xícara de floco de quinua
02 colheres de sopa de mel
02 colheres de chá de fermento biológico
02 bananas nanicas grandes e bem maduras
02 ovos
03 colheres de sopa de óleo
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno. Misture a farinha com os flocos. Separadamente, misturar em uma tigela: as bananas amassadas, os ovos, mel e óleo. Misturar muito bem e acrescentar a farinha e os flocos.
Colocar em uma forma untada e assar por 25 min.
SUCO COM FLOCOS E MAÇÃ
½ xícara de flocos de quinua
½ colher de sobremesa de canela
8 copos de água e açúcar
03 maçãs verdes ou vermelhas descascadas
Modo de fazer:
Cozinhar os flocos de quinua por 10 minutos, acrescentar a canela, as maçãs e depois de frio bater com a água.
PUDIM DE QUINOA
02 xícaras de quinua cozida (preparada)
03 xícaras de leite de soja
01 xícara de açúcar merar
03 ovos
01 xícara de amêndoa
01 colher de chá de canela
01 colher de sobremesa de suco de limão
01 colher de óleo de girassol
01 colher de chá de baunilha
01 xícara de coco ralado
Modo de fazer:
Junte todos os ingredientes, coloque em uma forma untada e leve ao forno médio por 45 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário