sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Voluntários da Saúde
Num país marcado pela desigualdade social e pelo aumento dos índices de pobreza nas últimas décadas, Brasília, assim como outras grandes cidades brasileiras, assiste a um crescimento no número de pessoas que precisam de atendimento básico e muitas vezes não conseguem pela rede pública de saúde ou não tem condições de pagar uma consulta particular.
Buscando oferecer uma melhor qualidade de vida para essas pessoas, com um processo de escuta diferenciada das demandas da população, foi criado um projeto que pudesse atender a comunidade do Distrito Federal nas suas maiores necessidades de saúde básica. A Organização Não Governamental Voluntários da Saúde proporciona as comunidades do DF serviços médicos de saúde, desde pediatria até odontologia. A clínica atende em média 500 pessoas por semana.
Com o objetivo de promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social a Voluntários da Saúde tem equipe composta por médicos voluntários, pessoas contratadas para várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, auxiliares administrativos, recepcionista, entre outras áreas.
A ideia surgiu em 2003, por iniciativa do ginecologista Charles Roberto de Lima, que trabalhava no Centro de Saúde nº 4 de Taguatinga, referência no atendimento para pessoas da terceira idade. No início, a ONG funcionava num pequeno espaço com atendimentos voltados nas áreas de saúde e no social, com o tempo houve a necessidade de aumentar a capacidade, melhorar o atendimento, aumentar o espaço e adaptar para outras áreas do serviço público. Em 2007, mudaram- se para um local maior, na QR113, de Samambaia sul. Sempre a clínica recebeu inúmeros pacientes, prestando um atendimento humanizado e de qualidade.
Morar numa região sem atendimento regular de saúde não é fácil. Por isso, a ONG com os anos adaptou diversas ações e criou atividades de atendimento que atendesse as maiores necessidades dos moradores de Samambaia, mas que com o tempo foi aberto para moradores de outras cidades satélites.
O vice-presidente da ONG Voluntários da Saúde, Marcio José Melo salienta a importância deste trabalho de voluntários. Segundo ele, são ações como essa que proporciona qualidade de vida e o mínimo de dignidade, pois a maioria não tem acesso à saúde básica na rede pública.
“Esse é um trabalho excepcional. Por exemplo, muitas vezes as pessoas vão até a UPA que fica aqui perto e passam a noite e não são atendidas. Aqui na ONG segunda-feira é o dia mais cheio, porque essas pessoas passam o fim de semana esperando atendimento e quando não são atendidas procuram os nossos serviços. Acho que esse trabalho muito importante, porque proporcionamos muitas vezes saúde para uma comunidade menos favorecida”, destaca Marcio.
A ONG realiza cerca de 120 atendimentos por dia, nas áreas de pediatria, fonoaudiólogo, clínica médica, ginecologia, oftalmologia, psicologia, angiologia, podólogo, nutrição, câmara arbitral (serviço com advogados), além de laboratórios para exames e laboratório para próteses.
O programa também desenvolveu ao longo desses oito anos atividades voltadas para o social, visando à geração de emprego e renda para a população carente, portanto a instituição também oferece cursos gratuitos como, cuidador de idosos, artesanato em ponto cruz e confecção de terços e de massoterapia. Todos por meio de serviço voluntário de alguns profissionais da região. 
Saiba mais
Para ampliar a atuação, o vice-presidente Macio José ressaltou que o inicio de 2012 promete, pois a Voluntários da Saúde tem planos de melhorar ainda mais o atendimento na comunidade, inclusive até pretendem expandir para outra cidade o programa. “Temos novidades para 2012, pois queremos incrementar o serviço para os moradores e dar oportunidade socialmente. No próximo ano vamos colocar um curso de inglês, com preços acessíveis para a comunidade. Também acho que até o início de fevereiro abriremos outra unidade na Ceilândia. Outra notícia muito boa é que estamos planejando uma ONG itinerante, que deve ser lançada em janeiro”, informa. 
Trabalhando com ações voltadas para a saúde e também oferecendo cursos profissionalizantes conta com aproximadamente 15 médicos voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário