quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A importância da Vitamina D


O sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo homem, e os alimentos (como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau) respondem pelos outros 10%. Idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência são indicados a usar suplementos de vitamina D.
A vitamina D é muito importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos. Exerce um papel essencial na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. Sem ela uma criança pode ficar raquítica e um adulto pode sofrer enfraquecimento dos ossos. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose.

Além disso, há evidências de que tem profundos efeitos no regulamento do crescimento celular e em nossos sistemas cardiovasculares e imunológicos. Há uma forte associação da exposição ao sol e o aumento nos níveis sanguíneos da vitamina D, promovendo a diminuição do risco de cânceres comuns: colo do útero, mama, próstata e ovário.

A deficiência da vitamina D tem sido associada a um risco acentuado de diabetes Tipo 1. O contrário também é verdade. Níveis adequados de vitamina D também correspondem a um menor risco de diabetes.
O leite fortificado contém a vitamina D. Mas se precisaria beber de seis a oito copos de leite por dia para alcançar a quantidade necessária. Por isso, a luz do sol é a principal fonte da vitamina. Algumas pesquisas publicadas mostram que muitas pessoas, particularmente as pessoas que vivem em regiões extremas, não estão recebendo a quantidade de sol necessária para alcançar o nível de vitamina D.

As pessoas armazenam a vitamina D na gordura existente no organismo. Assim, se pode obtê-la na quantidade adequada através da exposição ao sol durante o verão e a primavera, e armazená-la para ser utilizada durante o inverno. Muitas pessoas não passam tempo suficiente ao sol, nem mesmo no verão, com alguns executivos e outras pessoas que trabalham em locais fechados. Ou mesmo com as pessoas que não trabalham.
Provavelmente, por isso, cerca de 50% a 60% dos adultos com mais de 65 anos têm deficiência severa da vitamina D. Ou seja: pessoas que vivem em regiões extremas e passam grande parte do tempo em locais fechados precisam encontrar formas de absorverem a luz do sol, para que seus corpos possam produzir e armazenar a vitamina. Portanto, saia de casa por 5 ou 10 minutos diariamente e armazene a vitamina D no seu corpo. Se de todo, isso não puder ser feito, se recomenda doses diária de um suplemento vitamínico que contenha um mínimo de 400 unidades de vitamina D, mas para isso, consulte o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário