quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Programa leva o saber para comunidades carentes


O projeto Bibliotecas Casa do Saber surgiu, em 2007, com o objetivo de levar a cultura impressa e digital às regiões mais carentes do Distrito Federal através da criação ou da reforma de 20 Bibliotecas Públicas denominadas Casa do Saber. Com o aumento da arrecadação de livros e o conhecimento mais apurado para a montagem das estruturas foi vislumbrada pela equipe do projeto a possibilidade de se inaugurar mais  unidades em todo o DF.

A motivação para iniciar a empreitada veio a partir do sucesso obtido pela Gasol Combustíveis e seus parceiros em campanhas sociais feitas ao longo dos últimos 10 anos, histórico que possibilitou adquirir experiência e amadurecimento de todos os envolvidos para realizar um trabalho mais complexo e importante que são as Bibliotecas Casa do Saber. O resultado dessas ações pontuais se tornou de grande expressão quando a arrecadação de donativos (roupas, brinquedos, comida e etc.), quebrou, e muito, todos os recordes nacionais.

Com a confiança da população em doar, as campanhas ganharam cada vez mais força e com esse apoio foi possível adquirir força para empreender na Casa do Saber.

A equipe de voluntários que faz a campanha de arrecadação de livros através de doações nos postos Gasol, lojas associadas à Associação Comercial do Distrito Federal, escolas parceiras e outros, utiliza todos os recursos possíveis para dar alto nível de qualidade às bibliotecas do programa.

No posto Gasol da 406 Sul fica a triagem da qualidade e utilidade dos livros, separação e catalogação feita por bibliotecários voluntários, e é dali que acontece a distribuição do material selecionado para as Bibliotecas da rede Casa do Saber, na medida em que elas se tornam apropriadas para recebê-los. Isso significa fazer a reparação predial, elétrica e mobiliar dos locais, bem como a instalação de equipamentos de informática com acesso à internet e programa de controle da biblioteca.

As cidades satélites e entorno, onde entregamos 100 bibliotecas, em 2011, foram às principais beneficiadas. A arrecadação já alcançou mais 2,5 milhões de livros, uma quantidade que garantiu uma seleção de qualidade dos volumes que foram doados para o projeto

Várias instituições como a ABDF Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, a Associação Comercial do Distrito Federal, o IBIT - Instituto Brasileiro de Inteligência Tecnológica, a Rede Record, a Marinha, entre outras, estão participando, inclusive com pessoal, para a conclusão das bibliotecas. O comprometimento dos mais de 80 voluntários de todas as instituições envolvidas é total e no centro de triagem da Gasol eles estão trabalhando com muita dedicação 8 horas por dia.

Com a compra e instalação de um terminal de computador para cada uma das bibliotecas, foi possível manter um sistema de controle para a utilização gratuita dos livros. O ganho das comunidades atendidas se mostrou imenso, o que fez nascer à discussão para promover a exportação do modelo Casa do Saber para prefeituras em todo o país na busca da construção de uma sociedade mais culta e justa.

A manutenção das estruturas não foi esquecida e um curso para a profissionalização de auxiliares de bibliotecas foi oferecido aos voluntários das regiões onde o projeto Casa do Saber já foi implantado. Dezenas de profissionais são formados a cada curso, o que dá toda estrutura profissional para administrar e otimizar os recursos das bibliotecas do projeto em favor do usuário final, principalmente crianças.

É muito importante destacar a intervenção do projeto nas unidades prisionais do Distrito Federal. São 10 bibliotecas instaladas entre o complexo da papuda, presídios de regime semi-aberto, presídio feminino e casas de recuperação de crianças e adolescentes infratores. Os usuários têm nos livros a sua maior fonte de conhecimento e lazer, trazendo o conforto da paz e a alegria.

O projeto já atendeu até outros países, como no caso de Angola que recebeu 20 mil livros. Mais além das fronteiras do Distrito Federal, foram instaladas bibliotecas nos estados do Goiás, do Maranhão e do Ceará.

O projeto Bibliotecas Casa do Saber que atende hoje cerca de 200.000 usuários por mês é vencedor. Mas ainda precisa da participação por meio de doações e colaboração direta de todos os setores da sociedade para se manter eficiente. É um movimento de grande importância já que ajudará a mostrar a todo o país que a iniciativa privada está plantando, através da cultura e educação, um futuro mais inteligente e promissor com a ferramenta mais poderosa do planeta: o conhecimento.

Segundo a Presidente da ABDF, Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, Iza Antunes, nunca houve um programa para levar bibliotecas de qualidade, com livros catalogados, atualizados e com treinamento específico para equipes de manutenção, como o promovido pelas instituições que compõem o corpo de voluntários do Projeto Bibliotecas do Saber.

Como ajudar

O programa está  recebendo doações de livros em boa qualidade para a montagem de novas bibliotecas, especialmente infantis. Em todo o Distrito Federal temos condições de recolher o material. Tel: 0800 61 4553 ou (61) 3217 8545.

Nenhum comentário:

Postar um comentário