quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Saiba o sexo do bebê na oitava semana de gestação

Quando a mulher descobre que está grávida a primeira curiosidade é saber o sexo do bebê, para assim escolher o nome da criança, preparar o enxoval e a decoração do quarto. Antigamente era preciso esperar até o quarto mês de gestação. Mas isso mudou. A ansiedade de saber se é menino ou menina pode ser resolvida na oitava semana de gravidez por meio do exame de sexagem fetal, que fica pronto em cinco dias úteis.

Esta técnica inovadora permite a identificação do sexo do bebê a partir de uma amostra de sangue da mãe. “Apenas indivíduos do sexo masculino possuem a presença do cromossomo Y. Então, o exame baseia-se na pesquisa de fragmentos deste cromossomo na circulação sanguínea da mãe. Caso ele seja detectado, a gestação é de um menino. Se não houver a presença do cromossomo Y, a gravidez é de uma menina”, explica Jurandir Passos, obstetra e especialista em medicina fetal do laboratório Pasteur. Ele conta que, na hora do exame, todos os profissionais que fazem a coleta precisam, obrigatoriamente, ser do sexo feminino, para que nenhum cromossomo Y esteja presente na sala, evitando assim o risco de contaminação do material e um resultado falso positivo para o sexo masculino. “Esta medida é tomada para que o resultado seja 99% seguro”, afirma o especialista.
O médico ressalta, ainda, que o exame não tem como finalidade detectar gravidez. Desta forma, se a mulher fizer o teste sem estar grávida, o resultado será menina, pois será identificada apenas a ausência de DNA masculino.

Resultados
Embora o teste seja realizado no Brasil desde 2003, ainda é desconhecido por muitas pessoas. Todas as mulheres grávidas que desejam saber o sexo do bebê, mesmo aquelas que já tiveram gestações anteriores, podem fazer o exame. As restrições são apenas para aquelas mulheres que foram transplantadas ou que receberam transfusão de sangue, uma vez que as células do doador sanguíneo podem se implantar no receptor e, com isso, interferir no resultado.

Em caso de gravidez de gêmeos idênticos, os chamados univitelinos, o resultado obtido com o teste de sexagem fetal é válido para ambos os bebês. Para gêmeos fraternos (presença de duas placentas), a presença de DNA masculino no sangue da mãe significa que pelo menos um dos gêmeos é menino. Mas se o resultado apontar ausência do cromossomo Y, o teste indica que se trata de gêmeas meninas.
Apesar de o exame ter um índice 99% de acertos, Dr. Jurandir Piassi recomenda a realização do ultrassom. “Existem algumas alterações cromossômicas fetais que podem levar a erro na leitura do teste. Então, durante o pré-natal é indicado que a mãe faça uma ultrassonografia para confirmar o sexo do bebê”, finaliza o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário