sábado, 29 de setembro de 2012

Repensar a velhice

Para incentivar reflexões sobre o tema e auxiliar o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para esse público, a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) divulgou nesta sexta-feira (28) o Perfil da População Idosa do Distrito Federal.  O estudo, baseado no censo demográfico do IBGE de 2010, avaliou indicadores socioeconômicos delimitados por região administrativa.

A população de idosos no DF em 2010 era de 197,6 mil pessoas, sendo 57% do sexo feminino, o que justifica as ações de capacitação e promoção da saúde para esse público. Do total, 59,73% são de pessoas de 60 a 69 anos, 28,82% têm entre 70 e 79 anos, e 11,45%, 80 anos ou mais. “O idoso não pode ser encarado apenas como mais um cidadão. Ainda somos um país essencialmente jovem, mas, com o tempo, a população vai envelhecer”, ressaltou o secretário do Idoso, Ricardo Quirino.

A maior concentração de idosos está no Lago Sul, onde esse grupo compõe quase 20% da população. Ocupando a segunda e a terceira posição estão Lago Norte (15,28%) e Brasília (13,93%). Por outro lado, as regiões do SIA, SCIA-Estrutural, Itapoã, Varjão e São Sebastião registram os menores percentuais, que não chegam a 3%.

A promotora de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Sandra de Oliveira Julião, reconheceu a relevância da pesquisa e destacou a importância do trabalho integrado. “Esse é o primeiro passo para tomarmos providências. É necessário que exista articulação entre todas as secretarias do governo, no desempenho de um trabalho planejado”, observou.

Saúde – No topo das preocupações da terceira idade, as demandas da área da Saúde exigem investimentos e ações efetivas de prevenção e atendimento. De acordo com o perfil, as doenças do aparelho circulatório lideram com 36,59% as causas de óbito entre os idosos. Em segundo lugar no ranking estão as neoplasias (tumores), que representam 21,86% dos casos. A terceira causa são as doenças do aparelho respiratório, com 12,91%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário