terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Artigo

Metade vai para o lixo
 Janine Brito*
 O resultado de uma pesquisa britânica, divulgada neste mês, assustou muita gente: cerca de metade da comida produzida no planeta vai para o lixo todos os anos. O levantamento foi feito pelo Institution of Mechanical Engineers – uma organização do Reino Unido que representa engenheiros industriais.
A impressionante pesquisa revela que 30% a 50% dos alimentos disponíveis não são consumidos, o que se traduz no desperdício de 1,2 milhão a dois milhões de toneladas de comida. Só para se ter uma ideia desta dimensão, esta quantidade de desperdício já seria o suficiente para alimentar toda a população faminta do mundo. E sabe o que é pior? De acordo com a pesquisa, o problema só tende a agravar-se.
Condições inadequadas de armazenamento e transporte, adoção de prazos de validade demasiadamente apertados, ou promoções que encorajam os consumidores a comprar em excesso são alguns dos motivos para tanto desperdício, de acordo com o estudo. Alguns supermercados, por exemplo, têm a preferência por alimentos “perfeitos” em termos de formato, cor e tamanho e, por isso, geram mais desperdícios.
Estima-se que cerca de 30% das frutas e legumes plantados no Reino Unido não chegam a ser colhidos, justamente por causa da aparência. Agora, imagina no resto do mundo? Desta forma chegamos à conclusão de que a quantidade de comida desperdiçada no mundo é praticamente assombrosa, pois ela poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial, além dos que passam fome.
Precisamos tomar medidas urgentes para reverter esse quadro, adotando políticas de conscientização e controle nos quatro cantos do planeta, principalmente em países desenvolvidos, que são os responsáveis por mais gerarem desperdícios no planeta, como mostra o estudo. A população precisa criar novos hábitos. E já!

*Diretora Executiva da Ferragens Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário