sábado, 5 de janeiro de 2013

Candidatos poderão usar antigas ou novas regras ortográficas nas provas

Os candidatos que disputarão o 1º vestibular de 2013 da Universidade de Brasília poderão usar as antigas ou novas regras ortográficas nas provas previstas para os próximos dias 12 e 13. O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) vai retificar, até terça-feira, 8 de janeiro, um dos itens do edital que exigia o uso obrigatório das novas regras ortográficas a partir de 1º de janeiro de 2013.
A modificação atende o decreto 7.875, assinado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 27. A legislação prorroga para 1º de janeiro de 2016 a obrigatoriedade de uso do novo acordo ortográfico. Até 31 de dezembro de 2015, diz a legislação, “coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida”. Veja aqui íntegra do decreto. Isso significa, explica Paulo Portela, coordenador acadêmico do Cespe, que os estudantes poderão usar as duas formas ortográficas. Também serão alterados editais de concursos públicos organizados pelo Cespe e que contêm dispositivos que tratam do tema.
“Todos os eventos que organizamos continuarão adotando tanto o novo quanto o antigo acordo ortográfico, especialmente nas avaliações de micro-estrutura, como a redação e as questões discursivas”, afirma Paulo Portela. Ele lembra que as regras de grafia e acentuação no vestibular merecem cuidado, por possuírem caráter classificatório.
O coordenador ressalta que os candidatos devem manter o cadastro de e-mail atualizado e ficar atentos às alterações divulgadas no site do Cespe e no Diário Oficial.

UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário