quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Betacaroteno favorece o bronzeado no verão

 Para quem tem planos de pegar uma cor a mais neste verão, é hora de começar a preparar a pele para a exposição ao sol. O arsenal de proteção inclui, além de protetores solares, o consumo de betacaroteno, um nutriente disponível em alimentos como cenoura, beterraba, abóbora, batata-doce, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre. “O betacaroteno no organismo apresenta ação antioxidante – inibindo os radicais livres – e auxilia na formação de melanina. Por este motivo confere uma ação foto protetora”, explica a farmacêutica da Farmacotécnica Naira Nunes.
O interesse por este componente é crescente e tem sido foco de muitos estudos científicos, além de ganhar maior atenção dos pesquisadores, considerando-se que o perigo da ação dos raios ultravioletas tem aumentado, comprometendo cada vez mais a saúde e a integridade da pele.
Em pesquisas, verificou-se que o consumo de 15 a 30mg de betacaroteno por dia, favorece um bronzeado mais bonito e aumenta a proteção da pele, e de regiões que também podem ser afetadas pela radiação solar, como os olhos. Mas para isso é importante que ele seja consumido regularmente. “Para aqueles que querem favorecer o bronzeado, o indicado é iniciar o uso do betacaroteno 20 dias antes da exposição solar”, esclarece Naira Nunes. “O betacaroteno pode ser manipulado em diferentes apresentações, como cápsula, jujuba, xarope e chocolate, o que facilita a sua ingestão e usabilidade”, sugere.
A farmacêutica informa que não há nenhuma toxicidade conhecida ao uso do betacaroteno. “Ingestões diárias de doses acima de 30mg, por longos períodos, podem provocar coloração alaranjada da pele. Com suspensão ou diminuição das dosagens a coloração da pele retorna ao normal”, elucida.
Estudos mostram que, além de proporcionar um bom bronzeamento, o betacaroteno, aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce, favorece a integridade da visão, promove a elasticidade e o brilho da pele, fortalece as unhas e protege a pele contra a ação dos raios ultravioletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário