sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O que a deputada Eliana Pedrosa está fazendo

Cão e gato deitadosA deputada Eliana Pedrosa (PSD) pediu nesta quinta-feira (24) informações à Secretaria de Saúde sobre cães e gatos aprendidos. Ela pede um relatório do Centro de Controle de Zoonoses de Brasília (CCZ), com dados sobre a apreensão, por espécie e por região administrativa, nos últimos doze meses. A parlamentar quer saber o quantitativo e a destinação de cada animal apreendido, com a justificativa e amparo legal para cada caso. “É preciso apurar as recentes denúncias veiculadas pela imprensa de indícios de maus tratos dentro da Zoonoses”, justifica Eliana Pedrosa.
Na quarta-feira (23), o GDF divulgou nota desmentindo boato da denúncia veiculada na imprensa sobre  a matança de animais na Zoonoses. Segundo o documento, não é verídica a informação de que o órgão iria sacrificar 30 gatos saudáveis, garantindo que a CCZ sacrifica apenas animais doentes com males que afetam a saúde do homem, como raiva e leishmaniose.
“Verídica ou não, a denúncia demonstra a necessidade de se saber o que é feito com a população animal, abrir as informações do número de animais sacrificados e o porquê, o número de adoções… Enfim, dar transparência à situação dos cães e gatos que chegam à Zoonoses”, explicou Eliana. Apesar de ser um centro de controle de doenças, o CCZ tem uma média de 40 animais por mês para adoção que foram encontrados nas ruas ou abandonados pelos antigos donos.
Defensora dos animaisA deputada Eliana é autora de três Leis voltadas à proteção dos animais. A mais antiga, de 2007, determina punição para a prática de maus-tratos a animais.  Já a Lei 4513/10 cria o Dia da Proteção e Defesa dos Animais, comemorado no dia 06 de dezembro. Em 2011, a parlamentar teve aprovada a Lei 4574, de sua autoria, que institui o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos no DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário