segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Saúde para as mamães e os bebês

Hoje é quase um consenso entre os especialistas que, para se sentir bem na gestação e no parto, exercícios físicos e dieta nutritiva são muito importantes para as futuras mamães. As atividades ajudam a não ganhar peso em excesso, enrijecem a musculatura, controlam a ansiedade e ainda colaboram para um melhor trabalho de parto e a recuperação do mesmo.
O programa especializado em grávidas oferece aulas em grupo e atividades individualizadas, aquáticas e terrestres. Dentre as atividades oferecidas estão: hidroginástica, natação, ginástica localizada, musculação, alongamento e Yoga. A especialista Ana Flávia Rangel explica que as atividades são realizadas de forma cautelosa, controlando a intensidade para que as gestantes não corram nenhum risco. “Preocupamo-nos em oferecer um trabalho específico, controlando o peso e evitando patologias como: diabetes gestacional e pressão alta, além de proporcionar o prazer de treinar durante a gravidez, desde que todas tenham a autorização do obstetra”, afirma.
A prática de exercícios auxilia na postura da gestante (compensação dos desvios posturais originados pelo período gestacional), alongando e fortalecendo a musculatura solicitada durante esta fase, evitando assim as dores nas costas e tensões musculares. “É importante tomar alguns cuidados para que as mamães não exagerem durante o esforço físico, como cargas elevadas, pois a frequência cardíaca tem que ser controlada para que não fiquem demasiadamente cansadas. Isso pode atrapalhar a oxigenação do feto. Dessa maneira, conseguimos realizar atividades seguras e eficientes”, alerta.
Na primeira etapa do programa, as gestantes praticam as seguintes atividades: alongamento, relaxamento, musculação, ginástica localizada, natação, hidroginástica, yoga, gerando o fortalecimento do assoalho pélvico e preparação para o parto. A segunda fase vem logo após o nascimento do bebê - um mês após o parto, a mãe volta a participar das atividades através das fases do Pós-parto e os Primeiros Passos (atividades para os bebês recém-nascidos onde são desenvolvidas as primeiras respostas motoras e cognitivas. A participação das mamães é obrigatória e os primeiros laços de afetividade são criados. As atividades envolvem aulas de Musicalização, Natação e Psicomotricidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário