quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Novas tecnologias no combate a lançamentos irregulares na rede de esgoto

 A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb acabou de adquirir um equipamento, chamado de insuflador de fumaça, para avaliar a rede de esgoto. Nesta quinta-feira, dia 24, a partir das 9h, uma equipe da Caesb vai realizar o primeiro simulado (teste de fumaça) com o novo aparelho. A ação vai acontecer na QI 09 Conjuntos D, X e Z do Guará I.O objetivo é detectar possíveis ligações de água de chuva, conexões irregulares ou interligações de galerias pluviais nas redes de esgoto da Caesb. Esta ação não tem caráter punitivo, mas de prevenção e regularização. Outras regiões administrativas do DF também serão incluídas nessa ação.
Com a realização deste simulado, há a possibilidade de aparecer fumaça saindo pelos ralos, calhas ou pias dos imóveis. O morador não precisa se preocupar, pois a fumaça não é tóxica e não oferece qualquer tipo de risco à população. Caso isso ocorra, basta o morador contatar o técnico da Caesb que estará na rua no momento dos testes.
Técnicos da Caesb vão entregar um comunicado avisando sobre a inspeção na rede em todas as residências. Caso o técnico precise entrar no imóvel para a realização do teste, o morador deve verificar se ele está devidamente uniformizado e exigir a identificação.
A rede de esgoto só deve receber água do vaso sanitário, pia, lavagens de piso, tanque e chuveiro, pois lixo e água de chuva podem causar entupimentos e transbordamentos, prejudicando a todos. Caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, o que pode levar à obstrução da tubulação e extravasamento de esgoto.
A Caesb conta com a colaboração da população para a melhoria da prestação dos serviços de esgotamento sanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário