sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estresse – O matador silencioso

 Valéria Dias*

Ele ataca em silêncio, tem sintomas sutis que, aparentemente, não se relacionam entre si e quando você se dá conta, está feito o estrago. Estou me referindo a um dos mais perversos problemas do século 21: o estresse. Com o rápido avanço tecnológico e econômico que o mundo vivencia a cada dia, somos cada vez mais cobrados por nossas competências e responsabilidades. O tempo, que antes era o nosso aliando, agora parece correr contra nós, cada vez mais acelerado.
Vivemos num mundo em que é preciso matar um leão por dia. Somos bastante exigidos pelo emaranhado da vida em todos os sentidos: financeiro, familiar, saúde, sentimental, entre outros. E não é raro sermos também os nossos próprios carrascos, tentando sempre romper os nossos limites. 
De acordo com a pesquisa da International Stress Management Association, cerca de 70% dos brasileiros sofrem de estresse no trabalho. Este percentual é praticamente idêntico ao da Inglaterra e dos Estados Unidos, aonde o índice chega a 72%. Comparando estes resultados com os americanos, o estudo indica que não há diferença na incidência de estresse entre homens e mulheres, e com crianças o resultado é bastante baixo.
Já em nosso país, a realidade é outra. Uma pesquisa realizada pelo Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS) em São Paulo, mostrou que 32% das pessoas entrevistadas tinham sinais significativos de estresse, sendo 13% homens e 19% mulheres. O resultado nos surpreende porque foi a primeira a indicar que no nosso país as mulheres apresentam mais este mal do que os homens.
Os Spas urbanos, portanto, têm sido um ótimo aliado para quem precisa combater e fugir do estresse. Com serviços específicos e alguns mimos, é quase impossível não sair de lá relaxado e preparado para enfrentar novos desafios do dia-a-dia. Vamos relaxar?
*Diretora-Executiva do Solarium SPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário