segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Transporte Executivo ligará Sudoeste à Esplanada

 O Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal ganhará um novo itinerário na próxima semana. A autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, a partir de 14 de janeiro, a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) começará a operar mais uma linha de ônibus complementar, a de número 0.165. O Serviço Executivo ligará a Região Administrativa do Sudoeste (RA-XXII) à Esplanada dos Ministérios e passará pelo Terminal Cruzeiro, Terraço Shopping, Palácio do Buriti e HFA.


A necessidade da nova linha pode ser demonstrada pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O levantamento revela que 54,4% dos moradores do Sudoeste e da Octogonal trabalham nas administrações públicas federal e distrital, localizadas na área central do Plano Piloto e em lugares como o Palácio do Buriti, Câmara Legislativa, Tribunal de Justiça do DF, Esplanada dos Ministérios, setores de Autarquias e Bancário Sul e Norte, entre outros.

A medida faz parte do projeto de mobilidade urbana do Governo do Distrito Federal. Além dela, há várias outras que têm como objetivo trazer melhorias aos usuários do transporte público coletivo. Entre elas, a implantação das cinco faixas exclusivas para ônibus no DF, que permite maior fluxo e reduz o tempo percorrido nas viagens, e a licitação do Novo Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC), que está em andamento. Quando concluída, a concorrência permitirá a renovação de 75% da frota, a integração operacional e o controle com informações aos usuários.
 A passagem custará R$ 5. Os carros também contarão com validadores do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DFTrans para registro de cartões.


2 comentários:

  1. A notícia é até boa. Mas por que não fazer o mesmo itinerário com uma linha comum (zebrinha ou convencional) cuja passagem custa R$ 2?

    ResponderExcluir