sábado, 5 de janeiro de 2013

Estudante da UnB é estrela de curta em Taiwan


Marcelo Augusto de Paiva dos Santos tem 21 anos e faz graduação em Sociologia na UnB. O estudante, que desde agosto do ano passado mora em Taiwan – em intercâmbio na National Chengchi University – venceu o NCCU English Short Film Competition, de 2012, com o filme 10 Sketches of Life. O curta recebeu um prêmio equivalente a R$ 2,4 mil – dinheiro doado para o projeto de uma pequena produtora –, mas o acesso aos equipamentos permitiu também a realização do documentário Saisiat, sobre uma vila aborígene do país asiático, ainda em produção.
O estudante declara grande interesse por cinema e pelos estudos culturais e revela que viu, em Taiwan, a oportunidade de integrar esses diferentes campos de atuação. “O fato é que, durante dois anos, desempenhei o projeto de extensão Cine-Clube da UnB, que fundei em parceria com colegas em 2010. Além disso, sempre me aventurei pelos estudos culturais, por meio das imagens e do cinema”, conta.
Para ele, no entanto, o conhecimento teórico não é suficiente e o fascínio por outras culturas vai além de qualquer contato que os livros podem oferecer. “Já queria fazer intercâmbio, mas minhas opções eram bastante comuns, com destinos muito na moda, como Itália e Portugal. Taiwan me pareceu um desafio”, admite.
Marcelo Paiva diz que descobriu a oportunidade por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB (INT). “Eu possuía todos os pré-requisitos exigidos, alguns estudos sobre o local e me apaixonei pela oportunidade de me testar de verdade, dentro de uma cultura sobre a qual temos tão pouca noção, como a oriental”, afirma.
O intercâmbio de cinco meses se estenderá por mais 30 dias, para que Marcelo Paiva possa conhecer o Camboja, Singapura e participar do Ano-Novo Chinês, em Taiwan, que acontece entre 9 e 11 de fevereiro. Ele retorna para Brasília em 23 de fevereiro.

UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário